• Ludimila Freitas

Fotografia Newborn e algumas dicas

Atualizado: 17 de Mai de 2018

Bebês! Bom, meu primeiro pensamento é como que alguém pode não ficar encantado com a chegada de um bebezinho? Pois é! Alguns fotógrafos como eu, além de serem apaixonados por fotografia, também tem um amor inexplicável pelos recém nascidos.

A fotografia Newborn vem sendo propagada pelo mundo todo e de alguns anos pra cá vem enchendo as mídias sociais e a casa de todas as famílias. Os primeiros dias de vida do bebê passaram a ter um valor de registro muito grande, pois a sua chegada de traz tantas novidades para o dia a dia de uma família que novas modalidades desse registro passaram a se fazer necessárias.


Fotografar um recém nascido vai muito além de um simples click. O conceito principal dessa modalidade é mostrar de um jeito leve e aconchegante, a maneira como o bebê se comportava dentro da barriga da mamãe.



Além de amor e carinho, é preciso paciência, criatividade, segurança e responsabilidade. Preparar o ambiente com a temperatura ideal, higienização do local, acessórios, cenários, poses, pequenos truques para deixar o bebê mais calminho e pronto para tirar aquela sonequinha durante o ensaio… tudo isso para fazer com que o ensaio fique lindo e real, mostrando a essência do bebê ainda em seus primeiros dias de vida.


A pós-produção também é muito importante! Lembre-se que estamos falando de um ensaio de recém nascido! Nada de exageros: fotos leves, suaves e com pequenos retoques, mas sem exagerar! Fique atento para não “mudar o bebê” fazendo com que ele perca suas características naturais. As vezes, o que para você é ‘imperfeição’, para os pais é ‘marca de nascença’, ‘charme’, etc.

Os ensaios podem ser feitos em estúdios climatizados e preparados especialmente para receber esse novo pimpolhinho que acabou de chegar ao mundo, mas também podemos registrar esses primeiros dias fazendo um lindo ensaio na casa do cliente mostrando o novo quartinho do bebê que foi preparado especialmente para ele, os primeiros banhos e até mesmo cenas cotidianas como a amamentação e troca de fraldas. O ensaio na casa dos pais também tem um valor quase que indescritível quando conseguimos realmente registrar e eternizar essa nova rotina da familia.


Diante disso, vamos a algumas dicas:

  • Em estúdio ou em casa, mantenha o aquecedor ligado para a sessão fotográfica. Em algumas fotos o bebê estará sem roupa e não queremos um neném doentinho depois, certo? Preze pela criança. Mantenha o aquecedor na temperatura ideal e não tão próximo para evitar possíveis queimaduras na pele da criança.

  • Mãos limpas e aquecidas antes de tocar o bebê

  • Entenda que quem manda no ensaio é o bebe siga o ritmo dele e não fique ansiosa os papais vão perceber o seu nervosismo ! Tenha calma!

  • Converse com os papais, entenda suas expectativas e o mais importante: tenha paciência e cuidado com o neném. Como você gostaria que tratassem seu ‘pequeno’? Pense nisso.


44 visualizações

          Fotografo desde muito pequena, sempre me encantei com as cores e a falta delas, sempre fui apaixonada por álbuns fotográficos e como eles são capazes de guardar toda uma vida...

LUDIMILA FREITAS

CONTATO

Rua Geórgia, 228 - Brooklin Paulista - SP

011 98494 3210 | 011 2532 4007